O enfraquecimento da demanda do arroz no início desta semana interrompeu as altas no preço do arroz em casca que eram verificadas desde o início de abril. Entre a segunda, dia 20, e a terça, dia 21, o Indicador do Arroz em Casca Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) caiu 0,77%, fechando a R$ 33,48 a saca de 50 quilos.
No acumulado do mês, porém, o Indicador ainda apresenta crescimento de 3,27%. Apesar das divergências quanto ao volume produzido no Rio Grande do Sul, colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) ainda consideram que os dados oficiais estão perto do real, oito milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Porém, esta quantidade, somada à redução da exportação brasileira e ao aumento da importação de arroz, não deve dar sustentação aos preços no segundo semestre de 2013. Além disso, no final da primeira semana de maio (dia 9), o governo federal abriu a possibilidade de realizar leilão de venda de arroz em casca se o preço pago ao produtor atingir os R$ 34,00 a saca de 50 quilos.
Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br